logo

O Novo Formato de Arquivo da X-Rite Pantone para a Comunicação de Aparências Revoluciona o Design Virtual

October 20, 2016

O AxF™ é o padrão para armazenar e compartilhar digitalmente a aparência de um material em aplicativos de CAD, PLM e de renderização para obter realismo e eficiência incomparáveis em todas as etapas do fluxo de trabalho, desde o design até a produção.

GRAND RAPIDS, Michigan, 20 de outubro de 2016 – A X-Rite Incorporated, líder mundial em tecnologia e ciência das cores, e sua subsidiária Pantone LLC, anunciaram hoje o lançamento do Appearance Exchange Format (AxF), um novo formato de arquivo que permite a comunicação completa da aparência visual em um único arquivo editável para aprimorar o processo de virtualização. Um formato independente de fornecedor, o AxF oferece um padrão para armazenar e compartilhar todos os dados de aparência relevantes – cor, textura, brilho, refração, translucidez, efeitos especiais (cintilações) e propriedades de reflexão – nos aplicativos mais modernos de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM, na sigla em inglês), de design auxiliado por computador (CAD, na sigla em inglês) e de renderização. O AxF proporciona um nível de consistência e precisão completamente inédito na representação digital de materiais físicos em todas essas ferramentas, simplificando o processo de design e reduzindo o tempo de chegada ao mercado.

“Para um número cada vez maior de marcas, em indústrias tão diversas como a automotiva, da moda, de móveis, vestuário, mídia e entretenimento, a aparência do produto é um elemento crucial da decisão de compra”, disse Dr. Francis Lamy, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da X-Rite Pantone. “A aparência deve, portanto, ser parte integral do processo do design à produção e não apenas uma consideração posterior. O AxF torna isso possível.”

A integração de materiais do mundo real sempre foi o elo perdido no design virtual de produtos. Geralmente, as equipes de design recorrem a recriações e edições manuais tediosas e demoradas para emular, em ferramentas digitais, o comportamento físico (óptico) dos materiais. Essas representações virtuais ‘feitas à mão’ não são precisas e não podem ser compartilhadas nas diversas ferramentas de design e renderização usadas nos diferentes estágios do fluxo de trabalho, criando desafios significativos para os designers.

O AxF auxilia a solucionar esses desafios, proporcionando um formato de arquivo independente de fornecedor para transmitir digitalmente todos os atributos da aparência. O AxF permite a criação de modelos digitais em tamanho natural até mesmo de materiais sofisticados, como pinturas com efeitos especiais, couro, plástico, tecidos, madeira e metais escovados. O AxF acelera a chegada ao mercado, reduzindo o tempo de design e os ciclos de aprovação. Resolvendo os problemas de operabilidade entre aplicativos de software de renderização, CAD e PLM, o AxF garante que as equipes de design e marketing alcancem uma aparência consistente desde a criação de protótipos digitais até os ambientes de showroom e pontos de venda.

A X-Rite Pantone tem um histórico comprovado no desenvolvimento de padrões globais para garantir que as informações de cores digitais sejam comunicadas de modo eficiente e preciso entre tecnologias e por toda a cadeia de fornecimento. Em 2015, o comitê da ISO TC130 adotou a versão 3 do X-Rite Color Exchange Format (CxF3) como o novo padrão para a troca de dados de cores e verificação para a indústria de Artes Gráficas.

Com a criação do AxF, um formato que identifica um material e descreve todas as propriedades de sua aparência, a X-Rite oferece aos designers uma nova forma de capturar mais do que apenas cores. Esse recurso é essencial para materiais complexos com características que influenciam a percepção da aparência, como brilho, translucidez ou efeitos especiais.

Capturando dados de aparência de materiais - O AxF é o componente fundamental do recém-anunciado ecossistema Total Appearance Capture (TAC™), uma solução de medição de aparência que traz um novo nível de precisão e eficiência para a captura, comunicação e apresentação digital de materiais físicos no mundo virtual.

Vários fornecedores de sistemas de PLM e CAD estão criando integrações com o AxF da X-Rite para a utilização dos poderosos recursos de captura de materiais digitais do TAC. As soluções de renderização com base física Autodesk VRED™ Professional 2017, Luxion KeyShot®e NVIDIA Iray®são compatíveis com o AxF e oferecem aos usuários quase todo o espectro de sofisticação da tecnologia de digitalização TAC.

O AxF é capaz de comprimir dados brutos de terabytes para megabytes, fornecendo aos aplicativos de software de terceiros acesso eficiente a todas as características da aparência do material sem comprometer o desempenho. O AxF não está restrito a um dispositivo ou geometria de medição específicos, abrangendo de um único espectro até BSSRDF completo. O AxF é altamente portátil, com SDKs disponíveis para sistemas operacionais Windows e Linux e é compatível com os fluxos de trabalho com base em SVBRDF.

“O AxF está recebendo um amplo apoio da indústria e estamos trabalhando diretamente em novas melhorias e integrações junto com fornecedores de hardware e software e com membros da comunidade de pesquisa”, acrescenta Lamy.

Para obter mais informações sobre o formato de arquivo AxF da X-Rite, visite www.xrite.com ou faça o download do informe técnico http://www.xrite.com/learning/whitepapers/appearance-exchange-format-axf

Sobre a X-Rite - Fundada em 1958, a X-Rite Incorporated é líder mundial na ciência e tecnologia da cor e da aparência. Com sua subsidiária integral Pantone, a X-Rite emprega mais de 800 pessoas em 11 países. A sede da empresa fica em Grand Rapids, Michigan, e há sedes regionais na Europa e na Ásia e centros de serviços em toda a Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas. A X-Rite Pantone oferece uma linha completa de soluções de gerenciamento de cores usadas por fabricantes, varejistas, gráficas, fotógrafos e casas de design gráfico para alcançar a comunicação e a gestão precisas de cores em seus processos. Os produtos e serviços da Pantone X-Rite são padrões reconhecidos nos setores de impressão, embalagem, fotografia, design gráfico, vídeo, automotivo, tintas, plásticos, têxtil e médico. Para obter mais informações, acesse www.xrite.com. Para saber das últimas notícias, informações e conversas, conecte-se com a X-Rite no LinkedIn, Vimeo, Twitter e Facebook.

Sobre a Pantone - A Pantone LLC, uma subsidiária integral da X-Rite, Incorporated, tem sido autoridade mundial em cores por quase 50 anos, fornecendo aos profissionais de design produtos e serviços para a exploração das cores e a expressão da criatividade. Sempre uma fonte de inspiração para cores, a Pantone também oferece aos consumidores produtos e serviços para pintura e inspirados em designers. Mais informações estão disponíveis em www.pantone.com. Para saber das últimas notícias, tendências, informações e conversas, conecte-se com a Pantone no Twitter, Facebook e Pinterest.

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated.Basic HTML code is allowed.